Top 10 - Cantoras e Bandas dos anos 80

Top 10 - Cantoras e Bandas dos anos 80


Olá, hoje vou trazer um top 10 com cantoras e bandas dos anos 80.

Os critérios são: Gosto Pessoal, Carreira, Importância no mundo da música.


Vamos lá.




10. The B-52s






Os The B-52s (antes de 2008 denominado The B-52's) é uma banda norte-americana de rock e new wave, formada em 1976, em Athens, por Kate Pierson (vocais), Cindy Wilson (vocais), Fred Schneider (vocais), Ricky Wilson (guitarra) e Keith Strickland (bateria).

O nome da banda durante muitos anos foi "The B-52's", mas em 2008 deixaram cair o apóstrofo, passando no seu website, na capa do álbum Funplex e single a ler-se "The B-52s".

Em 1979 lançam o seu primeiro álbum The B-52's, marcado por ritmos de dança, humor e bizarria, do qual se destaca o tema "Rock Lobster" ("Lagosta Rocker" ou "Lagosta do Rock") .

Em 1985, participam com grande sucesso do festival brasileiro Rock In Rio, no Rio de Janeiro. Foi seu maior público. Foi a última aparição pública de Ricky Wilson com a banda. Ele faleceria de 12 de outubro daquele ano, vitimado por um câncer linfático, causado pela AIDS.

The B-52s lançou 7 álbuns de estúdio, 2 ao vivo e 3 coletâneas.


9. The Bangles







The Bangles é uma banda americana de pop rock, formada em Los Angeles em 1981, Elas marcaram uma geração com vários singles de sucesso. Os hits da banda incluem "Walk Like a Egyptian", a número um da revista Billboard de 1987, bem como "Manic Monday", "Hazy Shade of Winter" e o single número um "Eternal Flame" de 1989.

O álbum de estreia das Bangles foi lançado pela Columbia RecordsAll Over the Place (1984), resgatou as raízes power pop, da banda, apresentando os singles "Hero Takes a Fall" e "Going Down to Liverpool" (originalmente gravado pela banda Katrina and the Waves). O álbum recebeu boas críticas, e o videoclipe de "Liverpool" apresentava Leonard Nimoy, que ajudou a gerar mais visibilidade.

Isso aconteceu através de uma amizade entre as famílias Hoffs e Nimoy. Elas receberam uma audiência muito maior e se tornaram artistas de abertura para Cyndi Lauper na Fun Tour.

Tudo isso foi para atrair a atenção de Prince, que lhes deu a canção "Manic Monday", originalmente escrito para o seu grupo Apollonia 6. "Manic Monday" passou a se tornar número dois nas paradas dos Estados UnidosReino Unido e Alemanha, superada no momento apenas por outra composição de Prince, seu próprio "Kiss". O segundo álbum da banda, Different Light (1986), foi mais polido do que o seu antecessor e com a ajuda do sucesso mundial de "Walk Like a Egyptian", levou a banda firmemente para o mainstream

Houve conflitos entre as integrantes da banda depois que a mídia começou a classificar Hoffs como a principal vocalista do grupo, em função da gravadora da banda a Columbia Records, lança na maior parte dos singles, no qual Hoff canta os vocais principais. Na verdade, a divisão de vozes nos álbuns do grupo foram divididos de forma igual, entre todas as integrantes da banda, todas as quais escreveram as músicas.

A formação clássica da banda consistia dos membros fundadores Susanna Hoffs (vocal e guitarra rítmica), Debbi Peterson (bateria e vocal) e Vicki Peterson (guitarra e vocal), juntamente com Michael Steele (baixo e vocal). Em junho de 2018, a banda era formada por Hoffs, Debbi e Vicki Peterson e a baixista Annette Zilinskas.

The Bangles lançou, 5 álbuns de estúdio e 3 coletâneas. 


8. Lita Ford






Lita Rossanna Ford (Londres19 de setembro de 1958), é uma músicacompositora e atriz americana nascida na Inglaterra, que alcançou popularidade na década de 1980.
Lita nasceu em Londres mas tem ascendência italiana. Ela mudou-se com a família para os Estados Unidos ainda em criança. Lita juntou-se à banda feminina The Runaways aos 16 anos de idade e, após o término do grupo em 1979, iniciou a sua carreira a solo. Os seus dois primeiros álbuns tiveram um sucesso bastante discreto.
Em 1985 Lita foi indicada para o Grammy de "melhor performance feminina de rock" em Gotta Let Go, junto com Wendy O. Williams e Pia Zadora. Em 1988, com Sharon Osbourne como empresária, Lita alcançou seus maiores sucessos, Close My Eyes Forever (dueto com Ozzy Osbourne, marido de Sharon) e Kiss Me Deadly.
Após a dissolução do The Runaways, Ford começou a lançar uma carreira solo. Seu álbum solo de estreia, intitulado Out for Blood, foi lançado em 1983 e foi um desapontamento comercial. Seu próximo lançamento, Dancin' on the Edge (1984) alcançou um sucesso moderado e a popularidade de Ford começou a aumentar. 
Dancin' on the Edge incluiu o single "Fire in My Heart", que atingiu o Top 10 em vários países fora dos Estados Unidos. O single de acompanhamento, "Gotta Let Go", melhorou, alcançando o número um nas tabelas da Mainstream Rock.
Ford assinou com a RCA Records e com a Sharon Osbourne Management, reapareceu com um som pop-metal mais amigável com o tocado nas rádios. Em 1988, ela lançou seu álbum mais comercialmente bem-sucedido, o Lita produzido a si própria. O álbum apresentou vários singles, incluindo "Kiss Me Deadly", "Back to the Cave", "Close My Eyes Forever" e "Falling In and Out of Love", uma música co-escrita por Nikki Sixx do Mötley Crüe. A balada "Close My Eyes Forever", um dueto com Ozzy Osbourne, continua sendo sua canção mais bem sucedida, alcançando o número 8, no Billboard Hot 100 dos EUA.
Ford seguiu o sucesso de Lita com o álbum Stiletto (1990). Stiletto apresentou os singles "Hungry" e "Lisa" (uma música dedicada a sua mãe). No entanto, o álbum não conseguiu igualar o sucesso de sua versão anterior. O próximo lançamento de Ford foi Dangerous Curves (1991), que contou com a sua última posição nas paradas até hoje, "Shot of Poison". O último álbum de Ford antes de um longo hiato de gravação foi Black lançada pela gravadora alemã ZYX Records.
A Lita Ford lançou, 8 álbuns de estúdio, 2 ao vivo e 1 coletânea.


7.  Siouxsie and the Banshees






Siouxsie and the Banshees (pronúncia ˈsuːzi æn ðə ˈbænʃiːz) foi uma banda de rock inglesa formada em Londres em 1976 por Siouxsie Sioux (vocal) e Steven Severin (baixo). O grupo foi um dos pioneiros do pós-punk, sua música evoluirá constantemente ao longo de seus vinte anos de existência. A banda se separou em 1996. 
Entre seus principais sucessos destacam-se as canções "Hong Kong Garden", "Happy House", "Christine", "Spellbound", "Cities in Dust", "Peek-a-Boo" e "Kiss Them for Me".
Siouxsie and the Banshees têm servido como uma influência importante em diversos artistas incluindo Joy DivisionThe CureDepeche ModeThe SmithsMassive AttackRadiohead, e PJ Harvey.
A primeira apresentação com a formação original, foi no punk Festival, em 20 de setembro de 1976, no 100 Club, em Londres. A banda tocou somente uma versão de cerca de vinte minutos de The Lord’s Prayer. A formação de então era: Siouxsie Sioux nasceu como Susan Ballion (vocal), Steven Severin (baixo) a banda também incluía Sid Vicious (bateria) e Marco Pirroni (guitarra). Desde então, Siouxsie e Severin passaram a liderar a banda.
Para substituir Vicious e Pirroni, entraram Kenny Morris (baterista) e John McKay (guitarrista), o que deixou a formação estável nos 2 primeiros discos da banda até o fim de 1979.
Em 1980, o terceiro álbum foi lançado: Kaleidoscope, que contou com a participação do guitarrista John McGeoch (ex-Magazine). Apresenta composições mais pop e mais brilhantes, e teve uma boa aceitação por parte do público. Este chegou a número cinco no UK Albums Chart e foi aclamado pela crítica. "Happy House" e "Christine" emplacaram nas paradas inglesas.A banda experimentando novas estruturas em algumas canções, incorporando música ambiente sobre "Lunar Camel" e influências eletrônicas para "Red Light". Após o lançamento deste álbum, a banda saiu em sua primeira turnê pelos Estados Unidos.
Em 1986, Tinderbox, trazendo o maior sucesso da banda: "Cities In Dust", uma canção que fala sobre a explosão do vulcão Vesúvio em PompeiaItália, foi a primeira música da banda a atingir o Top 100 Americano. A banda também fez uma participação no filme Out Of Bounds - Chuva de Chumbo cantando essa canção.
Essa também foi uma época difícil para a banda. Siouxsie brigava frequentemente com Budgie por causa de ciúmes, chegando a chutar uma janela de vidro. Além de machucar um nervo das costas, Siouxsie também chegou a deslocar o joelho durante um show da turnê realizada em 1985. Toda essa onda de brigas e contusões acabou por azedar o clima na banda.
O Siouxsie and the Banshees lançou, 11 álbuns de estúdio, 3 ao vivo e 5 coletâneas.


6. Heart






Heart é uma banda de rock norte-americana. Tendo tido diversas mudanças na sua formação, os únicos membros constantes do grupo são as irmãs Ann e Nancy Wilson. O conjunto ficou famoso nos anos 70 com a sua música fortemente influenciada por grupos de hard rock, como Led Zeppelin, assim como com o estilo de música folk e pop.
A banda vendeu cerca de 35 milhões de discos no mundo inteiro (cerca de 22 milhões de cópias só nos EUA) e emplacou 9 singles no Top 10 estadunidense. Algumas das músicas de maior sucesso foram a balada "Alone, "What About Love", "Barracuda", "Crazy on You" e "These Dreams".
O Heart ficou no 57° lugar na lista dos 100 Maiores Artistas de Hard Rock, elaborada pela emissora de televisão VH1. Eleita para o Hall da Fama do Rock & Roll em 2013, a banda é uma das mais comercialmente bem sucedidas da história do gênero.
Em 1984, Ann Wilson gravou a música "Almost Paradise", em parceria com Mike Reno, da banda Loverboy, para a trilha sonora do filme Footloose. O single alcançou o 7° lugar nas paradas norte-americanas, impulsionando o retorno triunfal da banda.
A banda assinou um contrato com uma nova gravadora, a Capitol, pela qual lançou o álbum "Heart" em 1985, que chegou ao topo das paradas norte-americanas, vendeu 5 milhões de cópias mundialmente e emplacou quatro singles no Top 10 da Billboard: "What About Love" (10° lugar), "Never" (4°lugar), "These Dreams" (1° lugar) e "Nothing at All" (10° lugar).
"Bad Animals", o álbum seguinte do Heart deu continuidade ao sucesso e ao estilo musical do anterior. Ele teve dois singles no Top 10 estadunidense: "Alone" (1º lugar) e "Who Will Run To" (7º lugar). Também foi o primeiro álbum da banda no Top 10 britânico. "If looks could Kill" foi certamente a música mais conhecida da banda e fez parte de um dos comerciais de cigarro de uma famosa marca.
"Brigrade", lançado em 1990, alcançou o 3° lugar nos EUA, onde vendeu mais de 6 milhões de cópias, além de ter três de seus singles no Top 25: "All I Wanna Do Is Make Love to You" (2º lugar), "Stranded" (12º) and "I Didn't Want to Need You" (24º). "Brigade" ficou em 3º lugar no Reino Unido.
O Heart lançou, 16 álbuns de estúdio, 6 ao vivo e 9 coletâneas.


5. Whitney Houston






Whitney Elizabeth Houston (Newark9 de agosto de 1963 — Beverly Hills11 de fevereiro de 2012) foi uma premiada cantoracompositoraatrizprodutorasupermodelo e empresária norte-americana. É considerada por muitos a melhor vocalista de todos os tempos. Seus poderosos vocais, que alcançavam extensões muito altas, principalmente nos melismas e vibratos, aliado às tessituras suaves, e seu extremo talento artístico na composição de letras e melodias, a fizeram ser conhecida como A Voz e também como A Rainha da Balada.

Houston é a artista mais premiada de todos os tempos, de acordo com o Guinness World Records, em 2009. e sua lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, trinta e um Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num total de 451 prêmios conquistados em sua carreira até 2013. Houston também foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo.

Seu álbum de estreia autointitulado, lançado em 1985, se tornou o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias vendidas. Seu segundo álbum, Whitney (1987), tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na Billboard 200.

O primeiro papel de Houston no cinema foi no filme O Guarda-Costas (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista. A trilha sonora original do filme ganhou o Grammy 1994 de Álbum do Ano. Seu primeiro single, I Will Always Love You, se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música. O álbum é o único de uma artista feminina entre os cinco mais vendidos de todos os tempos, ocupando o quarto lugar.

Whitney foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária. Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de The Voice (A Voz). Whitney é frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank SinatraAretha Franklin e Elvis Presley e também está entre os 500 Maiores artistas de todos os tempos da Revista Rolling Stone.
Whitney faleceu em 11 de fevereiro de 2012. O laudo do Instituto de Criminalística de Los Angeles informou, a princípio, que a morte de Whitney Houston foi acidental. A cantora se afogou na banheira de um hotel, mas, segundo os peritos, outros dois fatores contribuíram para a morte dela: Uma aterosclerose, que causou uma iminente falta de oxigenação para o cérebro e resquícios de cocaína em sua corrente sanguínea, que foram encontrados durante a autópsia, o que comprova que o afogamento foi causado por uma overdose.
Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America.


4. The Pretenders






The Pretenders é uma banda de rock anglo-americana formada em HerefordInglaterra y em AkronEstados Unidos. A banda original era formada pela vocalista e guitarrista Chrissie Hynde, o guitarrista James Honeyman-Scott, o baixista Pete Farndon, e Martin Chambers.

As canções de sucesso dos Pretenders incluem "Brass in Pocket" (1979), "Talk of the Town" (1980), "Message of Love" (1981), "Back on the Chain Gang" (1982), "Middle of the Road" "(1983)," 2000 Miles "(1983 [2])," Don't Me Me Wrong "(1986)," My Baby "(1986) e" I'll Stand by You "(1994). A banda foi introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll em 2005.

Depois dos compactos "Stop Your Sobbing" e "Kid" , fizeram uma turnê inglesa, recebendo alguma cobertura da imprensa. O compacto "Brass in Pocket" entrou para as paradas de sucesso de 1979, ano de lançamento do primeiro LP, que atingiu rápidamente o primeiro lugar dos mais vendidos.
Participaram do concerto beneficente para os refugiados do Camboja (possuem três faixas no álbum Concerts for People of Kampuchea) e partiram para turnês na Europa e EUA, sendo muito bem recebidos por crítica e público. A revista Rolling Stone premiou os Pretenders como a grande revelação de 1980. Em 1982, morreu Honeyman-Scott, um ano depois Farndon morreu, mas Chrissie Hynde anunciou que o conjunto não se acabaria, encontrando-se em atividade atualmente.
The Pretenders lançou, 10 álbuns de estúdio, 1 ao vivo e 3 coletâneas.


3. Madonna






Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City16 de agosto de 1958) é uma cantoracompositoradançarinaatrizempresária e produtora musical norte-americana. Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem-sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.

Ao longo de sua carreira, várias de suas canções chegaram ao topo das paradas, incluindo "Like a Virgin", "La Isla Bonita", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up", e "4 Minutes". Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas, que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Em 2008, ela foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame, e ainda no mesmo ano, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos na parada de singles estadunidense, a Billboard Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem-sucedida na história das paradas da Billboard. A artista também é considerada uma das "25 mulheres mais poderosas do século passado" pela revista Time, por ser uma figura influente na música contemporânea.
Referida como a "Rainha do Pop" desde os anos 80, Madonna também é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica. Em julho de 2018, sua fortuna foi avaliada em 590 milhões de dólares, de acordo com a Forbes. Em 2016, a revista Billboard elegeu-a com título de "Mulher do Ano".
A Madonna lançou, 14 álbuns de estúdio, 10 ao vivo e 6 coletâneas.


2. Cyndi Lauper






Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton (Nova Iorque22 de junho de 1953), conhecida Cyndi Lauper, é uma cantoracompositora e atriz norte-americana vencedora do GrammyEmmy e Tony Award. É conhecida por ser a lenda feminina do Rock'n'Roll, além de umas das maiores artistas de todos os tempos. 

Estreou no cenário da música no início da década de 1980 e obteve sucesso com o lançamento de She's So Unusual (1983), que ganhou 6 discos de platina nos Estados Unidos pelas vendas de seis milhões de cópias no país. O álbum também entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame. 

O disco fez de Cyndi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard. Cyndi Lauper tem tido muito reconhecimento também, por passar por diversos gêneros musicais, como de blues ao dance-pop, por sua frequente mudança de visual e sua voz potente, para uma cantora pop.

Em 2009, a cantora recebeu o prêmio BMI Millionaire Award por "Time After Time", sua primeira canção a conquistar o primeiro lugar na parada da Billboard Hot 100, em 1984, e que foi certificada com dois discos de ouro e um de platina nos Estados Unidos. A canção "Girls Just Want to Have Fun" conquistou três discos de ouro e dois de platina, com vendas físicas superiores a dois milhões de cópias, e se encontra na 120ª posição na lista das "500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll", realizada pelo Rock And Roll Hall of Fame. Seu videoclipe é considerado pela MTV, o "39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos".


Lauper também participou do single "We Are the World" de Michael Jackson e Lionel Richie, que obteve grande sucesso comercial nos Estados Unidos e mundialmente.

A Cyndi Lauper lançou, 11 álbuns de estúdio e 8 coletâneas.


1. Joan Jett






Joan Marie Larkin (Wynnewood22 de setembro de 1958), conhecida pelo seu nome artístico, Joan Jett, é uma cantoracompositoraguitarristabaixistaprodutora musical e atriz norte-americana, descrita como uma das mulheres mais importantes da história do rock, atingindo o auge nos anos 70 ao lado das suas companheiras de banda The Runaways, e também em carreira solo durante os anos 80 e 90. Além de ser conhecida e constantemente citada como a Rainha do Rock. em 2003, Joan Jett foi nomeada pela Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos. Ela é uma das duas mulheres da lista, a outra é Joni Mitchell, que ocupa a 75º posição.

Ela é conhecida mundialmente principalmente pela canção I Love Rock 'n Roll, que ficou no 1º lugar da Billboard de 30 de março até 1 de maio de 1982, além de ser considerada pela Billboard a 28ª melhor música de todos os tempos. Também é conhecida por outros hits, como "Bad Reputation", "I Hate Myself For Loving You", "Crimson and Clover", "Little Liar", "Do You Wanna Touch Me", "Light of Day", "Love is All Around" e "Everyday People".

Joan Jett foi a fundadora do The Runaways juntamente com a baterista Sandy West. Joan Jett era vocalista e guitarrista base da banda. No primeiro semestre de 2010, estreou o filme The Runaways. O filme conta a história do início da banda e de seu fim conturbado por Cherie Currie, decorrente do uso abusivo de drogas dela e de toda a banda - todas eram menores de idade. O papel de Joan foi interpretado pela atriz Kristen Stewart e o papel de Cherie foi interpretado pela atriz Dakota Fanning.

Em 1979, Joan Jett começou a carreira solo. Ela gravou três músicas com os Sex Pistols Paul Cook e Steve Jones (uma delas era uma versão cover da música "I Love Rock 'n Roll", escrita e gravada originalmente pelos The Arrows). Enquanto trabalhava no projeto em 1979, Joan Jett conheceu o compositor e produtor Kenny Laguna, que ajudou ela a compor as músicas. Eles se tornaram amigos e decidiram trabalhar juntos.
O álbum de Jett foi intitulado com o nome dela e lançado no dia 17 de maio de 1980. O álbum foi rejeitado por 23 gravadoras, então Jett e Laguna lançaram o álbum independente na gravadora deles Blackheart Records. Joan Jett se tornou a 1ª mulher a começar sua própria gravadora.
Com ajuda de Laguna, em 1980, Joan Jett formou o The Blackhearts. Em 1981, Joan Jett relançou o álbum Joan Jett com o nome de Bad Reputation pela Boardwalk Records. Depois de um ano de turnês e gravações, a banda lançou o seu 1º álbum chamado I Love Rock 'n Roll que foi sucesso mundial, no mesmo ano eles lançam o single com o mesmo nome do álbum, a música "I Love Rock 'n Roll" é considerada pela Billboard, a 28ª maior música de todos os tempos.
Ela foi descrita como a rainha do rock 'n' roll e a madrinha do punk. Em 2015, Joan Jett e os Blackhearts foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll.
A Joan Jett lançou, 12 álbuns de estúdio e 8 coletâneas.

Esse foi o nosso Top 10 de cantoras e bandas dos anos 80.


Deixem nos comentários quem faltou para você e faça sua lista também.

Postar um comentário

0 Comentários