Top 10 - Cantoras e Bandas dos anos 70

Top 10 - Cantoras e Bandas dos anos 70


Olá, hoje vou trazer um top 10 com cantoras e bandas dos anos 70.

Os critérios são: Gosto Pessoal, Carreira, Importância no mundo da música.


Vamos lá.




10. Renaissance (Annie Haslam)





Renaissance é uma banda de rock progressivo do Reino Unido popular nos anos 1970. Considerada uma das melhores bandas progressivas nesse período ao lado de YesPink FloydGenesisCamelFocusEloy e Gentle Giant.

A formação mais famosa na história da banda, consistia de Annie Haslam no vocal, Michael Dunford no violãoJohn Tout no piano, Jon Camp no baixo e vocal e Terry Sullivan na bateria

Nos anos 1970 a banda teve uma carreira bem sucedida comercialmente. Influenciados pela música erudita, incluiam em suas canções referências a compositores como BachChopinAlbinoniDebussyRachmaninoffRimsky-Korsakov e Prokofiev, entre outros. De 1973 a 1977, eles lançaram 4 ótimos álbuns de estúdio e um ao vivo: Ashes are Burning (73), Turn of the Cards (74), Scheherazade and Other Stories (75), Live at Carnegie Hall (76) e Novella (77).

A Annie Haslam, soma no Renaissance um total de 15 álbuns.


9. Joni Mitchell





Roberta Joan "Joni" Mitchell, nascida Roberta Joan AndersonCC (Fort Macleod7 de novembro de 1943), é uma cantoravocalista solo, artista plástica e poetisa canadense. Foi considerada a 75º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone, que também a citou como "uma das melhores compositoras da história". 
De acordo com uma declaração da AllMusic, "Quando a poeira baixar, Joni Mitchell pode vir a ser a artista musical feminina mais importante e influente do século XX".
Alcançou o sucesso na década de 1970, fazendo uma música influenciada pelo jazz e pelo folk rock. Suas composições frequentemente refletem ideias sociais e ambientais assim como seus sentimentos sobre romance, confusão, desilusões e alegria. 
Ela recebeu muitos prêmios, incluindo nove Grammys. Gravou dois discos que entraram para a história: Clouds, de 1969, e Blue, de 1971, que ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
A Joni Mitchell, em sua carreira, soma um total de 19 álbuns de estúdio, 3 álbuns ao vivo e 5 coletâneas.

8. Diana Ross




Diane Ernestine Earle Ross, conhecida como Diana Ross (Detroit26 de março de 1944), é uma cantora americana de souljazzR&B e pop. Estima-se que as vendas de seus discos e álbuns já ultrapassaram a marca de 100 milhões de cópias.

Após sua saída do Supremes em 1970, Ross lançou seu primeiro álbum solo de estreia no mesmo ano, que continha o hit Top 20 Pop "Reach Out and Touch (Somebody's Hand)" e o hit número um "Ain't No Mountain High Enough". 

Mais tarde, ela lançou o álbum Touch Me in the Morning em 1973; sua faixa-título alcançou o número 1, como seu segundo hit solo # 1. Nesse mesmo ano, seu álbum Lady Sings the Blues, que foi a trilha sonora original de seu filme baseado na vida da cantora de jazz Billie Holiday, foi para o número 1 no Billboard 200 Albums Chart, vendendo mais de 300.000 cópias nos primeiros 8 dias de lançamento.

De 1976 a 1980, gravou também sucessos em estilo disco, como Love Hangover (1976); What You Gave Me (1978), The Boss e It's My House (1979), de Ashford & Simpson; e Upside DownI'm Coming Out e My Old Piano (da dupla Nile Rodgers e Bernard Edwards). 

Em 1981, fez um dueto romântico com Lionel Richie em Endless Love, que foi seu último sucesso pela gravadora Motown. Posteriormente assinou com as gravadoras RCA, para lançamento de seus álbuns nos EUA e EMI, para lançamento dos mesmos álbuns no resto do mundo. Depois de uma queda em vendagem em meados dos anos oitenta, retornou à Motown.

A Diana Ross, em sua carreira, soma um total de, 25 álbuns de estúdio, 6 álbuns ao vivo e 13 coletâneas.


7. The Runaways




The Runaways foi uma banda de rock dos Estados Unidos. A banda tornou-se famosa por ser uma banda composta somente por mulheres que tocavam rock and roll. Entre suas canções mais conhecidas estão "Cherry Bomb", "Queens of Noise" e "Born to be Bad". Em sua curta jornada, o grupo fez carreira nos Estados UnidosEuropa e Japão.

The Runaways foi formado no final de 1975, pela baterista Sandy West e a guitarrista Joan Jett, depois de ambas terem se apresentado ao produtor musical Kim Fowley, que deu o número de telefone de Jett para West. As duas se encontraram por conta própria na casa de West e mais tarde chamaram Fowley, para ouvir o resultado. 

Fowley em seguida, ajudou as meninas a encontrarem outras integrantes. Duas décadas mais tarde, ele disse: "Eu não juntei as Runaways, eu tive uma ideia, elas que tinham as idéias, todos nós nos encontramos, houve cinco versões diferentes desse grupo, até chegarmos a cinco meninas que foram a que as pessoas gostaram."

No verão de 1977, o empresário reserva da banda David Libert, enviou o grupo para o Japão, onde tocaram em uma série de shows esgotados. As Runaways foi um dos quatro grupos importados na música, a tocar no Japão na época, atrás de ABBAKiss e Led Zeppelin, em termos de vendas de álbuns e popularidade. 

As meninas estavam despreparadas para o assédio dos fãs, que foram cumprimenta-las no aeroporto. A histeria em massa foi posteriormente descrito por Jett, como sendo parecido "com o do Beatlemania".

The Runaways, somam um total de 7 álbuns, sendo 4 de estúdio, 1 ao vivo e 2 coletâneas.


6. Carpenters (Karen Carpenter)






Carpenters foi um duo musical norte-americano composto pelos irmãos Karen (1950-1983) e Richard Carpenter. Com seu estilo melódico, eles venderam mais de 90 milhões de álbuns e singles mundialmente, tornando-se representantes do soft rock e se incluindo entre os artistas mais representativos da década de 1970. 

Embora fossem referidos como "The Carpenters", sendo "the" o artigo definido em inglês, o nome oficial do duo era simplesmente "Carpenters". Durante a década de 1970, quando bandas de rock pesado faziam muito sucesso, Richard e Karen produziram uma música suave e bem distinta que os alçou entre os artistas que mais venderam discos em todos os tempos.

Durante a carreira de aproximadamente 14 anos, os Carpenters gravaram onze álbuns, que produziram diversos singles bem-sucedidos, como "We've Only Just Begun", "(They Long to Be) Close to You" e sua regravação de "Please Mr. Postman". As turnês do duo passaram por diversos países, incluindo Estados UnidosReino UnidoJapãoAustráliaPaíses BaixosBrasil e Bélgica

A carreira da dupla chegou ao fim com a morte de Karen, em fevereiro de 1983, devido a uma parada cardíaca em função de complicações da anorexia nervosa. A cobertura jornalística dada ao fato na época aumentou a consciência da opinião pública sobre as consequências das disfunções alimentares.


5. Suzi Quatro






Suzi Quatro (nascida como Susan Kay Quatrocchio em 3 de Junho de 1950 em DetroitMichigan) é uma cantora, baixista, personalidade da rádio e atriz norte-americana. Ela foi a primeira baixista a se tornar uma grande estrela do rock.
Ela teve uma série de hits de sucesso na década de 1970, que encontraram maior repercussão na Europa do que em sua terra natal, e, um papel recorrente na sitcom popular americana Happy Days.
O primeiro single de Suzi, "Rolling Stone", não alcançou popularidade exceto em Portugal, onde chegou ao topo das paradas. Seu segundo single "Can the Can"(1973) foi um hit número um em todo Europa e Austrália, e foi seguido por mais três sucessos: "48 Crash"(1973), "Daytona Demon "(1973), e "Devil Gate Drive" (1974), todos pela RAK Records.
Seu dueto "Stumblin in" com o vocalista de smokie, Chris Norman, alcançou a quarta posição nos EUA.
Quatro já vendeu mais de 50 milhões de álbuns e continua se apresentando ao vivo em todo o mundo. 
A Suzi Quatro lançou 15 álbuns de estúdio, 10 coletâneas e 1 álbum ao vivo.


4. Blondie (Debbie Harry)





Blondie é uma banda de rock formada na cidade de Nova Iorque, em 1974 pela vocalista Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein. O grupo alcançou grande popularidade no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Foram um dos pioneiros nos gêneros musicais punk rock e new wave.

Os seus dois primeiros álbuns continham fortes elementos desses gêneros, e, embora bem sucedidos no Reino Unido e na Austrália, Blondie era considerada como uma banda underground nos Estados Unidos até o lançamento de Parallel Lines em 1978. 

Ao longo dos próximos três anos, a banda alcançou vários singles de sucesso incluindo "Call Me", "Atomic" e "Heart of Glass" e tornou-se conhecida por sua mistura eclética de estilos musicais que incorporam elementos de disco e popreggae, e rap.

O grupo visitou e tocou em todo o mundo durante os anos seguintes, e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2006. Blondie já vendeu cerca de 40 milhões de discos em todo o mundo e ainda está ativa atualmente. O nono álbum de estúdio da banda, Panic of Girls, foi lançado em 2011, e seu décimo, Ghost of Download, foi lançado em 2014. Em 2017, lançou o álbum Pollinator.

O Blondie lançou, 11 álbuns de estúdio, 3 álbuns ao vivo e 10 coletâneas.


3. Tina Turner






Anna Mae Bullock (Nutbush26 de novembro de 1939), mais conhecida como Tina Turner, é uma cantoracompositoradançarina e atriz suíça. Nascida norte-americana, Tina renunciou à cidadania estadunidense em 2013, alegando não possuir mais nenhum laço afetivo e social com os EUA, pois não viaja para seu país de origem há muitas décadas, já que sua família sempre a visita na Suíça, onde vive desde 1995.

A artista reside na cidade de Küsnacht com o marido, e em entrevistas revelou sentir-se em casa, e que não pode imaginar outro lugar melhor para viver, informando apreciar a vida privada que a Europa lhe garante.

Em 1988 seu nome entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior show já feito por uma cantora solo. A artista reuniu 182 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro para ver sua apresentação. O show foi transmitido para todo o mundo. Nesta época estava fazendo a turnê "Break Every Rule".

Em 2000 anunciou sua aposentadoria, informando querer descansar sua imagem e também dedicar-se mais a família, e por conta da idade, quando ficou mais difícil ter de viajar muito e dormir pouco. Após oito anos, decidiu, em 2008, voltar aos palcos para um último show com grande público, em comemoração aos seus cinquenta anos de carreira. Desde este ano, informa estar oficialmente longe dos palcos, mas não da música, que é sua grande inspiração, cantando até hoje em pequenos eventos.

A Tina Turner, lançou 9 álbuns de estúdio, 3 álbuns ao vivo e 5 coletâneas.


2. Fleetwood Mac (Stevie Nicks)






Fleetwood Mac é uma banda anglo-americana de rock, formado em Londres, no ano de 1967. Em mais de 50 anos de carreira, o grupo vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo, sendo uma das bandas de maior sucesso comercial no mundo. Em 1998, alguns integrantes foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame. Além disso, o conjunto foi premiado pelo Brit Awards por sua contribuição à história da música e, em 2018, declarado MusiCares Person of the Year.

A formação mais famosa do grupo se iniciou ainda em 1974, quando o baterista Mick Fleetwood conheceu um duo de folk rock formado por Lindsey Buckingham e Stevie Nicks

Os dois novos integrantes, juntamente com Christine McVie, estruturaram em definitivo o pop rock como principal gênero do grupo. Nesta época, a banda lançou Fleetwood Mac (1975) e Rumours (1977), este último um sucesso mundial. 

O Rumours alcançou o primeiro lugar em vários países do mundo e ganhou o Grammy de Álbum do Ano em 1978. Ele também vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o oitavo álbum mais vendido da história. 

A banda passou por tumulto pessoal durante a gravação do álbum, pois as parcerias românticas da banda (uma sendo John e Christine McVie e a outra sendo Buckingham e Nicks) se separaram enquanto continuavam a fazer música juntos.

Apesar da formação ter se mantido até 1987, com o álbum Tango in the Night, a banda foi caracterizada por crises, hiatos, abuso de drogas e brigas internas entre os integrantes. Naquele ano, Buckingham deixou o grupo e os membros clássicos retornaram em apenas em 1997, com o projeto ao vivo The Dance.

A Stevie Nicks, no Fleetwood Mac, participou de 7 álbuns.


1. Patti Smith







Patricia Lee Smith (Chicago30 de dezembro de 1946) mais conhecida pelo nome artístico Patti Smith, é uma poetisacantora, fotógrafa, escritora, compositora e musicista norte-americana. Ela tornou-se proeminente durante o movimento punk com seu álbum de estréia, Horses em 1975. Conhecida como "poetisa do punk", ela trouxe um lado feminista e intelectual à música punk e tornou-se uma das mulheres mais influentes do rock and roll

Em 1974, Smith fazia shows, inicialmente com o guitarrista e arquivista de rock Lenny Kaye, e mais tarde com uma banda inteira que compreendia: Ivan Kral (guitarra), Jay Dee Daugherty (bateria) e Richard Sohl (piano). Financiada por Robert Mapplethorpe, a banda gravou o primeiro singlePiss Factory/Hey Joe, em 1974

O lado A descreve a fúria sem solução que Smith sentiu quando trabalhava na linha de produção de uma fábrica e a salvação que experimentou com um livro roubado, Iluminações do poeta francês do século XIX Arthur Rimbaud. O lado B é uma versão de Hey Joe com a adição de um trecho falado sobre a herdeira fugitiva Patty Hearst ("…Patty Hearst you're standing there in front of the Symbionese Liberation Army flag with your legs spread, I was wondering will you get it every night from a black revolutionary man and his women…").

The Patti Smith Group assinou contrato com Clive Davis da Arista Records, e em 1975 foi lançado o primeiro álbum de Smith, Horses, produzido em meio a certa tensão com John Cale, ex-Velvet Underground. O disco era uma fusâo de rock and roll e proto-punk rock com poesia recitada. 

É considerado por muitos como o melhor álbum de estréia já lançado por um artista. Ele começa com uma cover da música Gloria de Van Morrison e as palavras de abertura emitidas por Smith são umas das mais famosas na história do rock: "Jesus died for somebody's sins…but not mine" (Jesus morreu pelos pecados de alguém…mas não pelos meus). A foto austera da capa, tirada por Mapplethorpe, se tornou uma imagem clássica do rock.

Durante as turnês de Patti Smith pelos Estados Unidos e pela Europa, a popularidade do punk aumentou. O som mais cru do segundo álbum da banda, Radio Ethiopia, reflete isso. Consideravelmente menos acessível que HorsesRadio Ethiopia recebeu poucas críticas. Todavia, muitas de suas canções, notavelmente Pissing in a RiverPumping e Ain't It Strange, resistiram ao tempo e Smith ainda as interpreta em suas apresentações.

The Patti Smith Group produziu mais dois álbuns antes do fim da década de 1970. Easter (1978) foi seu disco que obteve maior sucesso comercial, contendo o hit Because the Night - escrito em parceria com Bruce Springsteen - que chegou ao décimo-terceiro lugar na Billboard Hot 100

Wave, com Frederick e Dancing Barefoot não fez tanto sucesso, tendo sido pouco executado nas rádios, embora essas duas músicas tenham se tornando clássicos de sua carreira, e Dancing Barefoot tenha recebido uma nova versão pelo U2 em 1994.

Apesar de Smith nunca ter tido um disco certificado pela RIAA, apesar de ter lançado um único single que chegou ao Top 20 ela é reconhecida como uma das mais importantes e influentes artistas da história do rock. A revista Rolling Stone recentemente colocou-a no 47º lugar em sua lista dos cem maiores artistas de todos os tempos.

Patti Smith, ao longo de sua carreira, lançou 11 álbuns de estúdio, 2 álbuns ao vivo e 4 coletâneas.



Esse foi o nosso Top 10 de cantoras e bandas dos anos 70.

Deixem nos comentários quem faltou para você e faça sua lista também.

Postar um comentário

0 Comentários